sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Nostalgia analógica




Se alguém já revelou um rolo fotográfico sabe que os químicos utilizados para esse fim têm um cheiro bastante intenso, que se impregna na roupa e na pele.



Apesar de já não revelar uma fotografia há cerca de um ano e meio, esta madrugada, em jeito de déjà vu, fui visitada por esse odor peculiar. E fiquei nostálgica.

A fotografia analógica tem uma magia inerente que me fascina.

Desde o primeiro momento, que deposita uma sensação de incerteza naqueles que se rendem aos seus encantos.

Logo no acto do disparo.
Depois vem a revelação...
Quando se abre o tanque onde o negativo foi revelado há sempre aquele friozinho na barriga. Uma pequena distracção pode ter destruído todos os momentos que fomos recolhendo com tanto cuidado e dedicação.
Se as imagens sobreviverem (normalmente é o que acontece), resta passá-las de negativo para positivo. O papel é exposto à luz, por breves instantes, e depois mergulhado no revelador. Aos poucos, apesar da escuridão da sala, assiste-se ao aparecimento de uma imagem, a fotografia.

Este processo delicado e moroso encantou-me.
Tirei a máquina analógica do baú e rendi-me aos rolos.

Hoje o meu disparo é mais cuidado. Só pressiono o botão quando acho que o enquadramento, o foco e a luz estão (quase) perfeitos. Fotografar passou a ser um ritual e não uma atitude leviana e despreocupada.

Chamem-me revivalista, antiquada, o que quiserem...
mas prefiro as fotografias com as impurezas características da revelação manual, demasiado contrastadas porque nos excedemos no tempo de exposição, prefiro as fotografias artesanais.

2 comentários:

  1. Estou absolutamente de acordo! Também sou apaixonada pela fotografia digital, por razões e possibilidades diferentes, mas o analógico tem magia. E, tal como referes, já requer um cuidado acrescido no momento do disparo.

    Não sei se és também amante do instantâneo, que, esse ainda mais, requer um disparo rigoroso e disciplinado, mas acrescento ao teu post (e recomendo vivamente) uma tarde acompanhada de uma Polaroid.

    Parabéns mais uma vez.
    Sara Toscano

    ResponderEliminar
  2. Nunca fotografei com uma polaroid, mas gosta de experimentar.

    Sou uma amante de fotografia em geral, por isso estou sempre aberta a novas experiências!

    Obrigada pelo teu comentário*

    Andreia Cruz

    ResponderEliminar